
Projeto de Atividade Prática Supervisionada
Literatura Portuguesa e as Tecnologias
da Informação e Comunicação
Curso: Letras Bacharelado
em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Campus: Vergueiro.
Professora: Lígia Menna.
Nome: Ana Carolina Amaral
de Souza. RA: DO5759-6. Turma: LB3P02.
Nome: Fábio Junior Moraes
Cunha. RA: N795DC-9. Turma: LB3P02.
Nome: Larissa Veras de Carvalho. RA: N876HB-0. Turma: LB3P02.
Nome:
Letícia Fernandez da Silva. RA: N1009F-5. Turma:
LB2P02.
Nome: Marina Maya Falcão
Hurtado. RA: N851HD-3. Turma: LB3P02.
Link do blog para divulgação e consulta
da pesquisa:
http://unipletras2016.blogspot.com.br/
Introdução
O
conceito de cultura sofreu grandes mudanças no decorrer dos séculos, deixou de
ser elitista e proibitiva se tornando um mercado de consumo, hoje cabe a cada
indivíduo buscar aquilo que o interessa, não depende-se mais de um grupo para
determinar o que é valido como bem cultural ou não. Essa alteração se deve
muito a popularização da internet e dos meios de comunicação de massa,
atualmente a grande maioria das pessoas tem acesso a um mundo de informações e
produções culturais em suas mãos e cada ser tem o poder e a opção de escolha. A
essas ferramentas tecnológicas deu-se o nome de TIC (Tecnologias da Informação
e Comunicação) em uma conferência no Reino Unido que discutia o papel dessas
tecnologias nas diretrizes de ensino no ano de 1997. Nesse texto será abordado
como uma dessas tecnologias contribui para a divulgação da literatura
portuguesa no Brasil.
Objetivos
O
objetivo desse projeto é definir o conceito de TICs (Tecnologias da Informação
e Comunicação) e como estas auxiliam na composição e na divulgação da
literatura portuguesa. Falaremos sobre a literatura em diversas redes sociais,
como Facebook, Tumblr, Wattpad, entre outras, e sobre a dificuldade de encontrar
nessas redes conteúdos que diferem o português europeu do português brasileiro.
Umas
das novas plataformas de comunicação é o YouTube, exercendo hoje grande
influência, superando até mesmo a TV , através de sua diversidade de assuntos e
grupos que são representados. Por isso, não podendo deixar de fora a poesia
contemporânea portuguesa que tem suas obras divulgadas por essa mídia, por
intermédio de editoras que ao apresentarem seus livros, por meio de resenhas
faz-se conhecer-se a poesia portuguesa. Outro modo também é a leitura de
poemas, que pode ser feita pela mídia como, por exemplo, o canal televisivo
português RTP, que usa o YouTube para a recitação de poemas, feitos por
diversos autores portugueses . Há também a recitação de poemas feita pelo próprio
autor, como no caso de Eugenio de Andrade, que recita seu poema “Palavras
interditas”. Tendo em mente a importância do YouTube na nossa sociedade, não se
pode descartá-lo como um dos meios de não somente divulgar a poesia portuguesa,
mas também de trazer discussões e
interpretações sobre esta.
Pesquisar
e discutir sobre a ciberliteratura e como autores portugueses, como E.M. de
Melo e Castro, Pedro Barbosa, Ana Hatherly, Fernando Aguiar, Silvestre Pestana
e Herberto Helder, a utilizaram para divulgação de suas obras.
Por
fim, faremos uma comparação entre as cantigas trovadorescas portuguesas com
músicas atuais e analisaremos um poema nos aspetos formais de conteúdo e estilo
literário.
Justificativa
A
ciberliteratura tem por finalidade disseminar a literatura para pessoas de
todas as faixas etárias em diversas mídias sociais, demonstraremos como estas
auxiliam e facilitam a autores portugueses na divulgação de suas obras.
Referências Bibliográficas
SILVA,
Débora Cristina Santos e; TORRES, Rui. Textualidade em Mídias Digitais:
Interfaces do Discurso Literário na Cibercultura. 2010. Goiás <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3445/1/Silva%20e%20Torres%20-%20Textualidade%20em%20m%C3%ADdias%20digitais.pdf>.
Acesso em 17 de março. 2017.
Comentários
retirados da seção de comentários do YouTube. Acesso em 18 de março. 2017.
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