Este Blog destina-se a expor as ideias, estudos e progressões do curso de Letras, período noturno, da Universidade Paulista UNIP - Campus Vergueiro. São Paulo/SP.
Componentes deste grupo: Ana, Fabio, Larissa, Leticia e Marina.
Antes de iniciarmos a leitura de um livro fazemos, inconsciente ou conscientemente, inferências para tentarmos saber sobre o que falará o livro, desde o título do livro à aspectos da capa deste.
Explorando essa capacidade, selecionamos alguns livros e perguntamos a duas pessoas, uma mulher de 47 anos e uma adolescente de 17 anos, o assunto que elas achavam que o livro trataria apenas pelo título e se o pensamento mudava após ver a capa do mesmo.
Anjo Mecânico
A mulher acreditou tratar-se de uma história de um anjo que cuida de algo, antes de depois de ver a capa do livro.
A adolescente achou que conta a história de um anjo feito com partes de metal, assim como o personagem de quadrinhos Cyborg, apenas com o título do livro e após ver a capa achou que conta a história de um homem sedutor que fará uma mulher sofrer.
O livro, na verdade, fala sobre caçadores de demônios, feiticeiros, um mundo de fantasia repleto de mistérios.
Deslembrança
A mulher disse que trata-se de uma história sobre algo que você não se lembra mais, algo que não tem passado.
A adolescente acha que trata-se da história de alguém que perdeu a memória.
As opiniões não mudaram após ver a capa.
O livro conta a história fictícia de uma garota que não têm lembranças do passado, apenas do futuro.
Um caso perdido
A mulher acha que trata-se de alho que não tem mais solução, algo que se perdeu e não tem mais volta, antes e após ver a capa.
A adolescente acreditava tratar-se da história de uma menina que sofre por um garoto antes de ver a capa e acrescentou que parece ser uma menina introvertida após ver a capa.
A história trata-se de uma garota que se apaixona e no meio dessa paixão descobre fatos aterrorizantes sobre sua infância, os quais não se lembrava mais.
Como viver eternamente
A mulher disse que acha tratar-se de um livro sobre paz de espírito antes e depois de ver a capa.
A adolescente disse que acha que é a história de alguém que quer realizar todos os sonhos antes de morrer, e disse que a capa a lembrou de Jack Frost, personagem de uma animação infantil.
O livro trata-se da história de um garoto de 11 anos que tem leucemia e começa a escrever um livro em forma de diário onde conta acontecimentos do seu cotidiano, seus sonhos e suas tantas perguntas sem resposta.
E - () do que voçê falou pra ele, não entendi direito.
L - é só pra colocar no... na ficha
R - que a gente vai precisar de ajuda né, essa transcrição não é tão fácil não né de fazer, tem aqueles simbolos, aquele negócio lá...
R - vixi, sé loco
((Risos))
R - a professora falou que é um minuto de conversa e você fica uma hora fazendo a transcrição.
((inaudível))
((Risos))
((inaudível))
R - até mais até, mais de uma hora ((inaudivel))... é sério que ta gravando?
((inaudível))
A - () ta sem formato né? beleza, tá bom.
R - tá valendo já
Risos
L - oh Mari, sobre a atividade complementar, assim a gente... quando... é, a gente faz a atividade complementar e a gente faz o relatório que tem lá... na...
M - é, o modelinho do relatório.
L - e a gente coloca, tem outra folha também que é tipo parecido com a da APS, e lá... coloca lá tambem?
M - então, o que eu entendi é que você vai anotar lá tipo a data que você fez a... que você assistiu... alguma coisa...
L - a data e põe a...
M - e põe o título de sobre o que que era, olha, peça de teatro tal...
R - ja foi?
M - ai você põe um número de horas e a Joana assina naquela ficha também, entendeu? é só pra voê ter o controle, foi isso o que eu entendi pelo menos.
A - (já é).
((inaudível))
M - ai tem que ver com ela... em relação a apresentação que eu não, eu fui la na sala dela hoje era uma seis e poquinho ela ainda não estava.
R - ah é verdade né ()
M - se a gente vai ter que apresentar o trabalho na segunda-feira.
R - olha, ela falou ontem que era só: entregar né... então...
M - Então mas como ela esta =
R - [mas.
M - = reservando uma aula inteira só pra entrega desse trabalho e tem video, tem a car(), eu acho que a gente vai apresentar.
R - é não duvído, não descartaria essa =
M - [por que se não ela falaria pra gente entregar no dia da prova.
R - = possibilidade.
R - faz sentido.
M - ai tem que ver com ela se a gente vai ter disponivel... o: datashow pra passar video ou se vai ser só uma apresentação...
R - tem lá embaixo, não tem? datashow...
M - então, só que acho que tem reservar a sala e deve ser o professor que tem que fazer.
R - ai ja não sei..
M - eu vou ver com ela, eu não consegui encontrar com ela hoje, ela não estava.
R - é
L - mas hoje tem aula do Helcius e ela sempre atrapalha a aula do Helcius.
R - é verdade, o Helcius, ele chama... a Joana... ele sempre ()
A - apaga, apaga.
segunda-feira, 23 de maio de 2016
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ::: DESCARTE APROPRIADO DE FILMES RADIOGRÁFICOS :::
Introdução:
Os
filmes radiográficos mais conhecidos como “chapas de Raio-X” são muito
utilizados por médicos, radiologistas, dentistas e veterinários para o
diagnóstico de doenças e traumas. Em 2012 estimava-se que aproximadamente
metade dos pedidos de exames em diagnóstico por imagem, em todo o mundo, fossem
de radiografias, porém uma grande parte da população não conhece a maneira
correta de descartar essas “chapas”.
Em
sua composição os filmes radiográficos possuem quatro elementos básicos:
1. Base plástica
Feita de acetato de celulose claro e transparente atuando como suporte para a
emulsão.
2. Camada
de Adesivo Fina Responsável em fixar a emulsão na base.
3.
Emulsão Composta de cristas de prata, brometos, que ficam envoltos em uma
matriz de gelatina. Fica em ambos os lados, e depois de atingidos ficam
sensibilizados e são reduzidos à prata negra metálica que fica visível no
processamento.
4. Camada
protetora para a emulsão de acidentes mecânicos e é feito de gelatina
transparente.
O processo de revelação do filme é divido em
algumas etapas. A primeira delas é a Revelação em que são utilizados alguns
reveladores químicos, como os usados para a redução dos grãos de brometo de
prata expostos a luz é esse procedimento que os converte em prata metálica
visível. Esse método é realizado pelos químicos: fenidona e hidroquinoma.Após passar pelo revelador, o filme é transportado
para um segundo tanque que contém uma solução fixadora. O fixador é uma mistura
de várias soluções químicas que podem desempenhar as funções de neutralização,
clareamento e conservação. O próximo estágio do filme é passar por um banho de
água para retirar dele a solução fixadora em contato com a emulsão. É muito
importante remover todo o tiosulfato proveniente do fixador. A quantidade de
tiosulfato retida na emulsão determina o tempo de vida útil da radiografia do
filme processado. Secagem é a última etapa do processamento do filme. Em
uma processadora automática o filme passa em uma câmara por onde circula o ar
quente.
Após o termino da revelação são encontrados
três efluentes: o revelador, o fixador e a água residual. Seu correto descarte
está estabelecido na RDC 306/2004 da ANVISA, contudo fato bastante preocupante
é a forma com que a população descarta os filmes posteriormente. Por falta de um correto gerenciamento de resíduos
sólidos, seja por parte da gestão pública ou privada, os resíduos de chapas
radiográficas e filmes tem sido destinados incorretamente à lixões a céu aberto
ou mesmo aterros sanitários em muitas cidades do Brasil e do mundo podendo
atingir os lençóis freáticos e causarem imensos danos à saúde humana e animal.
Acetatos depositados em aterros comuns podem levar mais de cem anos para serem
degradados.
Na
Universidade de São Paulo (USP) há um projeto de reciclagem das chapas, no qual
a prata contida no filme é extraída para confecção de bijuterias e o acetato é
encaminhado para empresas especializadas podendo ser triturado e utilizado na
produção de diversos produtos como embalagens. Segue abaixo uma entrevista
realizada com a Dr. Cecília H. T. Cavalheiro chefe
do LRQ PUSP-SC: 1) Existe mais alguma pesquisa
relacionada a reciclagem das chapas sendo realizada recentemente pelos
estudantes ou professores? Se sim, podemos saber um pouco mais sobre?
R: Aqui no LRQ nós continuamos com a pesquisa da reciclagem das chapas de
Raio-X. Estou encaminhado, em anexo, nosso trabalho apresentado em um
congresso.
2) O plástico que sobra das chapas também é reaproveitado pela faculdade ou
enviado para outros locais de reciclagem?
R: O acetato (plástico azul) é encaminhado
para reciclagem.
3) Quantas toneladas de chapas são arrecadadas por ano e conforme os anos
passam, essa quantia aumenta ou diminui?
R: Ano passado recebemos em torno de 1000
chapas de raio-x para limpeza. Essa quantidade tende a diminuir devido à
substituição da forma de apresentação do exame em papel impresso e não mais
revelação. Isso também diminui a quantidade de resíduos químicos de revelador e
fixador.
4) Quem trabalha com esse processo de
reciclagem corre algum risco de saúde por causa dos compostos químicos?
R: O mesmo risco já existente para
quem trabalha em laboratório com produtos químicos.
5) Há alguma palestra oferecida pela faculdade
relacionada ao descarte do material?
R: Trabalhados em conjunto com o
USP Recicla e estamos sempre a disposição para realizar palestras sobre o
melhor encaminhamento para o descarte de diversos materiais.
Buscando regularizar o descarte desse tipo de
material foram criadas legislações especificas, entre elas:
O RDC n 306, de 7 de dezembro de 2004 –
Resolução da Diretoria Colegiada que dispõe sobre as formas pelas em que os
resíduos devem ser tratados desde sua geração até a destinação final. Nela são
indicadas penalizações às quais estão sujeitos aqueles que não implantarem os
procedimentos em seu serviço.
O Decreto n 8.468/76 Aprova o regulamento da
Lei n 997/76 que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio
ambiente.
A legislação mais recente sobre o assunto é o PROJETO DE LEINº1208/2015
tendo como autor o deputado NIVALDO MULIM que dispõe sobre o descarte dos filmes radiográficos usados no
estado do RJ.
O projeto tem três
importantes normas a primeira de caráter educacional, a segunda obriga que
instituições públicas e privadas responsáveis pela elaboração desse tipo de exame
possuam recipientes para o descarte dos filmes. E a
terceira, não menos importante, tem por objetivo reduzir ou eliminar a
exposição de seres humanos e animais aos raios x, estimulando junto aos órgão
públicos e privados o uso de radiografias digitalizadas para o diagnóstico.
VÍDEO SOBRE O DESCARTE E REUTILIZAÇÃO DO FILME RADIOGRÁFICO:
Justificativa:
Devido
aos grandes problemas gerados pela falta de conhecimento de boa parte da
população, esse projeto busca uma mudança na forma como esse assunto é
abordado. A conscientização das pessoas é de extrema importância para que
ocorra uma mudança no tratamento dado a esses filmes radiográficos.
Objetivo Geral:
Eliminar
o mal descarte e armazenamento de filmes radiográficos pela população da cidade
e região metropolitana de São Paulo, estimulando o uso de radiografias
digitalizadas.
Objetivo Específico:
Conscientizar
a população sobre os riscos a saúde e ao meio ambiente decorrentes do mal
descarte e armazenamento de filmes radiográficos.
Métodos:
A
elaboração e divulgação de uma cartilha educativa sobre o tema apresentado, como segue abaixo.