Análise do livro Novas Palavras
O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
existe desde 1929 e é um programa do Governo Federal que oferece livros didáticos
aos alunos e professores de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, gerenciado
pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão federal responsável
pela execução dos planos de distribuição dos livros didáticos de apoio
educativo. O ensino médio foi incluído apenas em 2004, formando o Programa
Nacional do Livro Didático para o Ensino (PNLEM).
Uma comissão é formada para a escolha do
livro que mais corresponde aos critérios do
PNLD, como correção de conceito, informação e procedimento propostos
como objetivo de ensino e aprendizagem, coerência e adequação da abordagem
teórica-metodológica, respeito a preceitos legais e jurídicos, bem como a princípios
éticos necessários para a construção da cidadania. Temos um novo currículo para
o ensino médio brasileiro, onde a intenção é dar significado ao conhecimento
escolar, mediante a contextualização, evitar a compartimentalização, mediante a
interdisciplinaridade e estimular por meio de incentivo ao raciocínio e a
capacidade de aprender, já que o ensino nas escolas públicas brasileiras tende
a ser descontextualizado e compartimentalizado, baseando-se no acúmulo de informação.
A proposta é que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM)
estimulem e apoiem a reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem pedagógicas.
Analisaremos esta concepção de ensino e aprendizagem na
literatura, em como ela nos é transmitida através dos livros didáticos e como
tais estão em sintonia com as recomendações dos PCNs (Parâmetros Curriculares
Nacionais) nas diversa formas de contextualizar a literatura em nossa realidade
estimulando o interesses dos alunos de forma interativas por meio de leitura, produção
textual, etc.
Analisamos o capítulo 4, A segunda geração
modernista brasileira: poesia, do livro Novas
Palavras 3º Ano, dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e
Severino Antônio, publicado pela editora FTD em 2016, na cidade de São Paulo. A
edição analisada é a terceira edição do mesmo. O livro faz parte de uma coleção
composta por 3 livros, um para cada ano do ensino médio e divide-se em três
partes: Literatura, Gramática e Leitura e produção de textos.
É um livro
dinâmico e moderno, faz uso de linguagem atual e acessível, com foco na
literatura e estudo dos autores de cada movimento literário, montado em ordem
cronológica, sempre incluindo uma breve biografia e exemplo de obras dos
autores, o que facilita o entendimento do conteúdo e amplia a visão dos
alunos.
Além de autores famosos e canônicos, o livro traz
alguns menos conhecidos, o que demonstra diversidade de conteúdo e instiga a
mente dos alunos. Ao final de cada explicação, são propostos alguns exercícios
de interpretação e uma boa parte deles pedem que o aluno retome algum conteúdo
que já foi dado ou pense em diferentes obras de forma comparativa ou
associativa, isso faz com que o aluno esteja sempre acessando os conhecimentos
dados, impedindo que entre em desuso e esquecimento, além de fazê-lo pensar de
forma crítica. Além disso, os exercícios pedem a análise dos textos propostos
de forma comparativa e relacional de diferentes contextos históricos,
resultando na interdisciplinaridade. Todas esses aspectos estão presentes na
Resenha do Guia Nacional do Livro Didático.
Ele é reutilizável e não possui espaço para
anotações, pedindo que as atividades sejam feitas no caderno ou em forma de
debate, dessa forma ele poderá ser utilizado por mais tempo e por mais pessoas.
Além do livro físico, ele conta com o guia dos professores em formato digital,
conforme definido pela PNLD.
Link do blog: https://unipletras2016.blogspot.com.br/
Bibliografia
AMARAL,
Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. A segunda geração
modernista brasileira: poesia. In: AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE,
Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016. cap.
4, p. 76-92. v. 3.
SEM
AUTOR. PNLD 2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/>.
Acesso em: 11 abr. 2018.
SEM
AUTOR. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM).
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>.
Acesso em: 11 abr. 2018.
Nome: Fabio Junior Morais Cunha RA: N795DC-9 Turma: LB5P02
|
Nome: Larissa Veras de Carvalho RA: N876HB-0 Turma: LB5P02
|
Nome: Letícia Fernandez da Silva RA: N1009F-5 Turma: LB4P02
|
Nome: Melisa Garcia Cita RA: T3322E-2 Turma: LB4P02
|
Curso: Letras (bacharelado) Ano:01/2018
|
Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas (APS) vinculada à Literatura Brasileira: Poesia
|
Professora: Sueli Salles
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário