terça-feira, 15 de maio de 2018

Análise do livro "Novas Palavras"



Análise do livro Novas Palavras

O Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) existe desde 1929 e é um programa do Governo Federal que oferece livros didáticos aos alunos e professores de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão federal responsável pela execução dos planos de distribuição dos livros didáticos de apoio educativo. O ensino médio foi incluído apenas em 2004, formando o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino (PNLEM).
Uma comissão é formada para a escolha do livro que mais corresponde aos critérios do  PNLD, como correção de conceito, informação e procedimento propostos como objetivo de ensino e aprendizagem, coerência e adequação da abordagem teórica-metodológica, respeito a preceitos legais e jurídicos, bem como a princípios éticos necessários para a construção da cidadania. Temos um novo currículo para o ensino médio brasileiro, onde a intenção é dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização, evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade e estimular por meio de incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender, já que o ensino nas escolas públicas brasileiras tende a ser descontextualizado e compartimentalizado, baseando-se no acúmulo de informação. A proposta é que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) estimulem e apoiem a reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem pedagógicas.
Analisaremos  esta concepção de ensino e aprendizagem na literatura, em como ela nos é transmitida através dos livros didáticos e como tais estão em sintonia com as recomendações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) nas diversa formas de contextualizar a literatura em nossa realidade estimulando o interesses dos alunos de forma interativas por meio de leitura, produção textual, etc.
Analisamos o capítulo 4, A segunda geração modernista brasileira: poesia, do livro Novas Palavras 3º Ano, dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio, publicado pela editora FTD em 2016, na cidade de São Paulo. A edição analisada é a terceira edição do mesmo. O livro faz parte de uma coleção composta por 3 livros, um para cada ano do ensino médio e divide-se em três partes: Literatura, Gramática e Leitura e produção de textos.
 É um livro dinâmico e moderno, faz uso de linguagem atual e acessível, com foco na literatura e estudo dos autores de cada movimento literário, montado em ordem cronológica, sempre incluindo uma breve biografia e exemplo de obras dos autores, o que facilita o entendimento do conteúdo e amplia a visão dos alunos. 
Além de autores famosos e canônicos, o livro traz alguns menos conhecidos, o que demonstra diversidade de conteúdo e instiga a mente dos alunos. Ao final de cada explicação, são propostos alguns exercícios de interpretação e uma boa parte deles pedem que o aluno retome algum conteúdo que já foi dado ou pense em diferentes obras de forma comparativa ou associativa, isso faz com que o aluno esteja sempre acessando os conhecimentos dados, impedindo que entre em desuso e esquecimento, além de fazê-lo pensar de forma crítica. Além disso, os exercícios pedem a análise dos textos propostos de forma comparativa e relacional de diferentes contextos históricos, resultando na interdisciplinaridade. Todas esses aspectos estão presentes na Resenha do Guia Nacional do Livro Didático.
Ele é reutilizável e não possui espaço para anotações, pedindo que as atividades sejam feitas no caderno ou em forma de debate, dessa forma ele poderá ser utilizado por mais tempo e por mais pessoas. Além do livro físico, ele conta com o guia dos professores em formato digital, conforme definido pela PNLD.

Link do blog: https://unipletras2016.blogspot.com.br/

Bibliografia
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. A segunda geração modernista brasileira: poesia. In: AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016. cap. 4, p. 76-92. v. 3.
SEM AUTOR. PNLD 2018. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/>. Acesso em: 11 abr. 2018.
SEM AUTOR. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso em: 11 abr. 2018.


Nome: Fabio Junior Morais Cunha            RA: N795DC-9               Turma: LB5P02
Nome: Larissa Veras de Carvalho              RA: N876HB-0               Turma: LB5P02
Nome: Letícia Fernandez da Silva             RA: N1009F-5               Turma: LB4P02
Nome: Melisa Garcia Cita                           RA: T3322E-2               Turma: LB4P02
Curso: Letras (bacharelado)                             Ano:01/2018              
Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas (APS) vinculada à Literatura Brasileira: Poesia
Professora: Sueli Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário