RESENHA: Capítulo I - "O conhecimento prévio na leitura"
TEXTO & LEITOR - Aspectos Cognitivos da Leitura.
Angela Kleiman
Em sua aclamada obra Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da
Leitura (Pontes, 2013, 15ª Ed.) Ângela Kleiman PhD em Linguística pela University
of Illinois EUA e uma das mais reconhecidas linguistas no âmbito
ensino-aprendizagem de leitura, traz um conjunto de ideias acerca da
compreensão textual.
Em seu primeiro capítulo intitulado “O conhecimento prévio
na leitura “Kleiman apresenta três diferentes tipos de conhecimento necessários
para compreensão de qualquer texto, sendo eles no âmbito linguístico, textual e
de conhecimento de mundo. No decorrer do capítulo fica claro que o processo de
leitura é interativo e cria um diálogo entre autor e leitor dependendo de ambos
o entendimento do texto.
Dentro da linguística temos o conhecimento da língua que
abrange não somente o vocabulário como também as regras e uso da mesma. É
importante possuir certo conhecimento lexical, mas também os conceitos
embutidos nas palavras, pois uma troca de palavras pode acarretar em uma
mudança de sentido no texto.
Já o conhecimento textual aborda as noções e conceitos sobre
o texto, obtido pelo contato com os diferentes gêneros, pois ao nos depararmos
com uma narrativa quando já tido contato com o gênero já sabe-se o que esperar
no sentido estrutural e por vezes os recursos utilizados na elaboração da obra.
O terceiro conhecimento é de mundo que basicamente são as
experiências vivenciadas ou observadas no decorrer da vida, pois quando nos
deparamos com qualquer texto é ativado na memória toda e qualquer informação
que possuímos sobre a temática abordada, sendo um conhecimento
extralinguístico, ou seja, está fora da língua e depende inteiramente do
interlocutor e dos esquemas já absorvidos por ele. É afirmado na obra que após a leitura nos
recordamos com maior clareza das inferências que criamos com base em nosso
conhecimento prévio sobre o assunto abordado e nas informações implícitas
contidas no texto.
Pode-se observar que o processo de leitura é complexo, mas
realizado de maneira simples. Tendo como base as informações disseminadas nesse
capítulo é clara a importância da prática docente para uma maior compreensão do
que se é lido, buscando desenvolver principalmente o conhecimento textual, pois
quanto maior o contato com diversos gêneros é facilitado o entendimento.
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