sábado, 30 de abril de 2016

RESENHA: Capítulo I - "O conhecimento prévio na leitura"

TEXTO & LEITOR - Aspectos Cognitivos da Leitura.
Angela Kleiman

Em sua aclamada obra Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura (Pontes, 2013, 15ª Ed.) Ângela Kleiman PhD em Linguística pela University of Illinois EUA e uma das mais reconhecidas linguistas no âmbito ensino-aprendizagem de leitura, traz um conjunto de ideias acerca da compreensão textual.
Em seu primeiro capítulo intitulado “O conhecimento prévio na leitura “Kleiman apresenta três diferentes tipos de conhecimento necessários para compreensão de qualquer texto, sendo eles no âmbito linguístico, textual e de conhecimento de mundo. No decorrer do capítulo fica claro que o processo de leitura é interativo e cria um diálogo entre autor e leitor dependendo de ambos o entendimento do texto.
Dentro da linguística temos o conhecimento da língua que abrange não somente o vocabulário como também as regras e uso da mesma. É importante possuir certo conhecimento lexical, mas também os conceitos embutidos nas palavras, pois uma troca de palavras pode acarretar em uma mudança de sentido no texto.
Já o conhecimento textual aborda as noções e conceitos sobre o texto, obtido pelo contato com os diferentes gêneros, pois ao nos depararmos com uma narrativa quando já tido contato com o gênero já sabe-se o que esperar no sentido estrutural e por vezes os recursos utilizados na elaboração da obra.
O terceiro conhecimento é de mundo que basicamente são as experiências vivenciadas ou observadas no decorrer da vida, pois quando nos deparamos com qualquer texto é ativado na memória toda e qualquer informação que possuímos sobre a temática abordada, sendo um conhecimento extralinguístico, ou seja, está fora da língua e depende inteiramente do interlocutor e dos esquemas já absorvidos por ele.  É afirmado na obra que após a leitura nos recordamos com maior clareza das inferências que criamos com base em nosso conhecimento prévio sobre o assunto abordado e nas informações implícitas contidas no texto.
Pode-se observar que o processo de leitura é complexo, mas realizado de maneira simples. Tendo como base as informações disseminadas nesse capítulo é clara a importância da prática docente para uma maior compreensão do que se é lido, buscando desenvolver principalmente o conhecimento textual, pois quanto maior o contato com diversos gêneros é facilitado o entendimento.